APÓS ENCHENTES NO SUL DO BRASIL, CYMI BR ENERGIZA ATIVO EM NOVA SANTA RITA

ONS determinou o desligamento da Subestação Nova Santa Rita por questões de segurança operacional
As enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, no mês de maio, afetaram um dos empreendimentos do Grupo CYMI Brasil.
Ela possui ativos na Chimarrão Transmissora de Energia, que possui a Linha de Transmissão de 500kv fica no trecho Nova Santa Rita – Guaíba III C2
Portanto, por questões de segurança operacional e devido ao alagamento do local, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, decretou o desligamento da subestação Nova Santa Rita.
Posteriormente, após a baixa das águas e a recomposição do local da enchente, a equipe retomou as atividades. Era necessário realizar a reconstrução e novo comissionamento de todos os sistemas eletrônicos e de alimentação de energia da subestação.
Consequentemente, substituíram os sistemas como de supervisão e controle, comandos, telecomunicações e proteções e medições, gerando novos fornecimentos de painéis e componentes.
“Destaca-se a pronta resposta, o comprometimento técnico em soluções e em fornecimento de sistema de proteção telecomunicações e controle realizada pela CYMITECH, uma empresa do Grupo CYMI, especializada em sistemas de Supervisão, Proteção, Controle e Supervisão/Telecomunicações” – ressalta Frederich Einstein, Diretor de Projetos
Com o trabalho concluído e a subestação renovada, a energização iniciou e foi concluída no dia 30 de outubro de 2024, às 06:07.
A recomposição e energização com cargas dos ativos de Transmissão de Chimarrão, entregam confiança e melhorias ao sistema de transmissão nacional após as enchentes.
Em conclusão, a subestação Nova Santa Rita está preparada para entregar energia de qualidade para todo o Brasil.
A CYMI Brasil parabeniza toda equipe envolvida neste desafio que, com muita competência, colocou em operação novamente uma ativo de transmissão após evento de catástrofe climática que comoveu um país inteiro.